Postura ao usar o celular pode prejudicar a coluna!
O celular faz parte da vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 160 milhões de brasileiros possuem um celular para uso pessoal, o que equivale a 86,5% da população com 10 anos ou mais. No entanto, o uso constante do celular pode levar ao chamado “text neck syndrome” ou síndrome do pescoço de texto. Estudos mostram que manter o pescoço inclinado em um ângulo de 60 graus pode aumentar a carga sobre a coluna cervical em até 27 quilos.
Isso pode causar dor e rigidez no pescoço, dor de cabeça tensional (comum na parte de trás da cabeça), dor nos ombros e na parte superior das costas, sensação de formigamento nas mãos e nos braços devido à compressão dos nervos provenientes da coluna cervical, e redução da amplitude de movimento (dificuldade para virar a cabeça ou olhar para cima sem desconforto).
O “text neck” pode causar mudanças na coluna cervical que, em alguns casos, podem ser difíceis de reverter, acelerando o processo degenerativo da região. Hoje em dia, podemos observar que muitas pessoas ao nosso redor estão mais curvadas para frente devido ao uso excessivo de celulares e de outros dispositivos eletrônicos, como tablets e videogames. Em alguns casos, é possível perceber até uma leve curvatura na coluna.
O diagnóstico da síndrome do pescoço de texto é clínico. O médico especialista ouvirá as queixas do paciente, analisará os sintomas, além de avaliar a postura, a amplitude de movimento do pescoço e a presença de dor ou sensibilidade na região do pescoço, ombros e parte superior das costas.
A prevenção é fundamental para evitar esse tipo de problema e adotar alguns hábitos pode fazer toda a diferença na hora de usar o celular sem prejudicar a coluna. É importante usar o celular na altura dos olhos o máximo possível e fazer pausas frequentes para alongar e relaxar os músculos do pescoço e das costas.
Além disso, deve-se levantar e movimentar-se a cada 30 minutos. Praticar exercícios que fortaleçam a musculatura do pescoço, ombros e costas ajuda a manter uma boa postura e reduzir o tempo de uso do celular, o que pode impedir consequências sérias para a saúde da coluna.
Djalma Amorim Jr. é ortopedista especialista em coluna e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).
Quer tirar alguma dúvida?