O CrossFit prejudica a coluna?
O CrossFit é uma modalidade de treinamento de alta intensidade que conquistou grande popularidade nos últimos anos. Apesar dos benefícios que proporciona à saúde, essa prática esportiva é frequentemente motivo de debate por apresentar potenciais riscos de lesões, especialmente na região da coluna vertebral. “Por ser um esporte de alto impacto que envolve exercícios como levantamento de peso, corrida, saltos e movimentos repetitivos, o CrossFit, se realizado de maneira inadequada ou em excesso, pode prejudicar as articulações, ocasionando lesões ou agravando condições preexistentes”, explica o ortopedista especialista em coluna, Djalma Amorim Jr., membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).
O especialista destaca que nenhuma modalidade esportiva está completamente isenta de lesões, mas salienta que o CrossFit apresenta uma frequência de ocorrência de lesões semelhante à de esportes de maior impacto, como o futebol. “A recuperação das lesões dependerá diretamente do tipo e da gravidade, sendo as mais comuns na coluna: hérnia de disco na região lombar, contraturas nos músculos das costas e fraturas por estresse”, esclarece Djalma Amorim Jr., que também orienta algumas recomendações para prevenção:
“Quando realizado com supervisão adequada, técnica correta e respeito aos limites individuais, o CrossFit não é perigoso para a coluna, ajuda no fortalecimento muscular, o que protege as articulações”, frisa o médico.
Djalma Amorim Jr. atende no Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica CICV e Hospital Português, oferecendo atendimento especializado para diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor.
Quer tirar alguma dúvida?